Siga nossas redes sociais

Manaus é terceira capital em que gastos com combustíveis mais comprometem orçamento

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Eros de Sousa

Para quem tem carro fazer a conta de gastos do veículo no fim do mês é uma atividade quase rotineira, mas um gasto em especial tem causado dor de cabeça para os manauaras, o de combustíveis.

Um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que Manaus é a terceira capital em que os gastos com combustíveis mais influenciam na renda mensal.

A pesquisa demonstrou que 7,3% do orçamento mensal do manauara vai para os gastos com gasolina.

A capital do Amazonas só fica atrás de Rio Branco, no Acre, com 7,8% e Porto velho, em Rondônia, com 7,6%.

E esse valor tem pesado e muito na vida dos Manauaras. É o caso do engenheiro de software, Alex torres. Ele relata que o alto valor dos combustíveis o fez recorrer a uma estratégia diferente. (Ouça)

Apesar das três cidades com os maiores gastos estarem localizadas no Norte, quando é levado em conta apenas a região, o Nordeste alcança a maior porcentagem de gasto familiar, com uma média de 9,7%. O norte vem em seguida com 7,9%, o Sul e o Sudeste tem 5% e 4,8% cada.

A economista Michele Aracaty diz que esse problema é histórico e que esse valor é causado também por razões logísticas. (Ouça)

O alto gasto com combustíveis também é relatado pelo estudante Antonio neto. (Ouça)

A média nacional de gastos com combustíveis é de 5,9%. As capitais com menores porcentagens de gastos foram Florianópolis, com 2,9%, Brasília e São Paulo, com 3% e 3,1% respectivamente.

O preço médio do gasto de gasolina em Manaus é de R$5,99.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress