Manaus

Quinta-feira, 25 de junho de 2026

25/06/2026 · 29°C

29°C - Garoa leve

Amazonas

DPE-AM cobra solução para apagões em Humaitá e avalia ação de R$ 44 milhões por danos coletivos

Por Redação 25/06/2026 11:38 - há 3 horas
DPE-AM cobra solução para apagões em Humaitá e avalia ação de R$ 44 milhões por danos coletivos

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) notifica as empresas responsáveis pelo fornecimento e distribuição de energia em Humaitá e dá prazo de 10 dias para que apresentem soluções concretas para os frequentes apagões que atingem principalmente as comunidades rurais do município.

Caso não haja resposta, a instituição poderá acionar a Justiça e pedir R$ 44 milhões por danos coletivos à população.

A medida envolve as empresas Powertech Engenharia, Âmbar Energia e Máquinas e Equipamentos S/A, após denúncias de moradores sobre prejuízos causados pelas frequentes interrupções no serviço.

Segundo a Defensoria, a falta de energia tem comprometido serviços essenciais, afetando atendimentos médicos, o funcionamento de escolas, a conservação de vacinas em postos de saúde e até o abastecimento do comércio local.

Apenas nos últimos 12 meses, foram registrados 1.067 episódios de interrupção no sistema que atende o Distrito de Auxiliadora, resultando em 272 horas acumuladas sem energia.

A Defensoria também exigiu cronogramas detalhados para obras de manutenção e melhorias na rede de distribuição.