Siga nossas redes sociais

Lei propõe ação de conscientização sobre combate ao HPV em meninos de até 15 anos

 

Reportagem: Eros de Sousa

É sancionada uma lei que trata sobre a criação de mês de conscientização sobre a saúde sexual e reprodutiva de meninos de até 15 anos no país. A lei também busca conscientizar sobre o tratamento contra o papilomavírus humano (HPV), em alusão ao novembro azul que se aproxima.

Uma estimativa da Organização Mundial de saúde (OMS) diz que um em cada três homens com mais de 15 anos de idade está infectado com pelo menos um tipo de papilomavírus humano (HPV) genital e um em cada cinco está infectado com um ou mais dos tipos de HPV.

Esses números mostram a importância da Lei 14.694/2023, também conhecida como lei “Novembrinho Azul”, sancionada recentemente.

Especialistas afirmam que alguns tipos de HPV podem levar até mesmo ao câncer.

O HPV é a principal causa de câncer de colo do útero em mulheres. Segundo a OMS, a cada ano, mais de 340 mil mulheres morrem de câncer de colo do útero relacionado ao HPV.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) mostram que em 2021 apenas 37% dos adolescentes do sexo masculino receberam essa vacina no país.

O médico oncologista Washington Jr disse que a Lei sancionada busca ampliar o debate sobre a saúde sexual masculina. (Ouça)

A vacinação contra o HPV está disponível gratuitamente no Brasil desde 2014. (Ouça)

Os pilares dessa campanha sancionada pela da Lei 14.694 é a distribuição de material educativo que aborda temas como quadros de dor, aumento testicular e a importância da vacinação contra o HPV, além da importância do autoexame pelos meninos.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress