Siga nossas redes sociais

Estudantes atletas de Manaus dizem ser prejudicados em competições nacionais com mudança de datas do PSC

por carlao

Reportagem: Victor Litaiff. 

O Processo Seletivo Contínuo da Universidade Federal do Amazonas UFAM que estava marcado para o dia 19/05, foi mudado para a data de 19/06 deste ano.

A mudança, sem aviso prévio, prejudicou atletas com datas marcadas dos Jogos Escolares Brasileiros.

Isso porque atletas amazonenses de atletismo dispensaram as passagens patrocinadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar para que o alunos pudessem realizar a prova do PSC da UFAM, como explica a treinadora de um dos atletas Margareth Haiden. (Ouça)

Margareth explica que o investimento realizado poderia ter sido evitado caso a mudança da data tivesse sido comunicada previamente. (Ouça)

Outros alunos que iriam competir nos Jogos Escolares Brasileiros, o JEBs, tiveram que escolher entre realizar o PSC ou competir, como relata Marleide Borges, mãe e treinadora de um dos atletas.(Ouça)

Marleide ainda relata que as despesas com as compras de passagens e hospedagens poderiam ser evitadas e cita outro agravante, que é o fato da data do PSC ter sido remarcada para o mesmo período de outra fase da competição nacional que conta na classificação para o mundial. (Ouça)

Em nota, a Universidade Federal do Amazonas confirmou a mudança do PSC devido à alta demanda do processo seletivo.

A equipe de reportagem perguntou sobre a situação dos atletas, e a UFAM informou em nota que: os casos não são analisados individualmente e que as decisões da Comissão Permanente de Concursos levam em consideração as demandas da Universidade no que se refere as provas do PSC de forma coletiva.

Conforme a UFAM, mais de 50 mil candidatos se inscreveram, o que inviabiliza a análise de caso a caso.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress