A Polícia Militar do Amazonas apreende 13,4 toneladas de drogas e captura 390 foragidos da Justiça no primeiro trimestre de 2026.
Os dados são do Sistema Integrado de Segurança e apontam aumento de 49% nas apreensões e de 25% nas prisões, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Do total de entorpecentes retirados de circulação, 68% foram apreendidos no interior do estado.
Entre os municípios com maior volume estão Manacapuru, Barcelos, Iranduba e Tabatinga. As drogas mais encontradas foram maconha do tipo skunk e cocaína, além de substâncias como oxi, crack e ecstasy.
As ações foram lideradas pela Companhia de Operações Especiais, responsável por metade das apreensões, seguida pela Rocam e pela 28ª Cicom.
Em relação aos foragidos, fevereiro registrou o maior número de capturas, com 147 prisões. A capital concentrou 92% dos casos.
Os principais crimes são roubo e tráfico de drogas. Parte dos suspeitos foi identificada por reconhecimento facial, e os demais detidos durante abordagens policiais.
O balanço também mostra aumento nas prisões em flagrante, que cresceram 64% no período.