Siga nossas redes sociais

Busca por carros movidos a eletricidade aumenta em Manaus, que oferece baixa estrutura para uso da tecnologia

De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Vitória Freire

De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o Brasil superou, em julho deste ano, a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação no país, desde o ano de 2012.

Em Manaus, o crescimento tem seguido a tendência nacional. No entanto, quem possui este tipo de veículo ainda enfrenta dificuldades para manutenção e recarga, apesar da contribuição sustentável ao meio ambiente.

A frota atual do país inclui os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV).

Segundo o gerente de vendas de concessionária, Humberto Brandão Neto, existe uma diferença entre as três categorias de automóveis. (Ouça)

Além disso, Humberto comenta que os carros híbridos são os mais procurados na cidade de Manaus, mas acrescenta que é preciso que se invista em maior infraestrutura para a circulação desses automóveis. (Ouça)

Na capital do estado, existem apenas nove pontos de carregamento de carros elétricos, com base nos dados disponibilizados pelo aplicativo PlugShare, plataforma responsável por monitorar localidades que oferecem abastecimento para veículos elétricos no mundo.

Uma série de prós e contras pesa quando o assunto é a compra de meios de transporte eletrizados. Um estudo publicado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo indica que um veículo elétrico com bateria de tamanho médio emite, ao longo da sua vida útil, até 68% menos carbono que um carro com combustão interna.

Contudo, o professor do curso de Engenharia Elétrica da Ulbra, José do Patrocínio, avalia que é preciso ter cautela no que se refere à análise desses benefícios ligados à sustentabilidade. (Ouça)

Os preços dos carros eletrizados que são vendidos no Brasil em 2022 variam de 142 mil reais a 1 milhão e 350 mil reais.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress