Rio Negro em Manaus ultrapassa a cota de inundação severa

Após atingir a marca de 5ª maior da história, cheia do Rio Negro avança e toma região central de Manaus

O rio Negro ultrapassa a cota de inundação severa de 29 metros em Manaus. Na medição desta segunda-feira (30), o nível da água chegou a 29 metros e dois centímetros e já atinge 19 bairros da capital amazonense. A informação é do monitoramento feito pelo Porto de Manaus.

A cota de inundação severa é considerada a mais grave no processo de cheia dos rios, mas o nível ainda está a um metro da cota recorde atingida em 2021, que foi de 30 metros e dois centímetros.

Na mesma data do ano passado (30.06), o nível da água era de 26 metros e 80 centímetros, uma diferença de 2 metros e 22 centímetros.

Além do Rio Negro, a bacia do rio Amazonas já atingiu a cota de inundação severa em outros três municípios, segundo informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

O primeiro município foi Itacoatiara, no dia 19 de maio, o segundo foi Beruri, no dia 28 de maio, e o terceiro foi Manacapuru, no dia 13 de junho.

Em todo o Amazonas, 40 municípios estão em situação de emergência por causa da cheia deste ano. Pelo menos 525 mil pessoas sofrem os impactos do fenômeno.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, as nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia até julho.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress