O Brasil tem até agora três casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus, identificada inicialmente na África do Sul e a situação preocupa autoridades do Amazonas que acendem o alerta sobre a necessidade da imunização contra o vírus.
Somente em Manaus, mais de 160 mil pessoas não tomaram sequer a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e em todo o estado mais de 500 mil não voltaram para tomar a segunda dose do imunizante.
Conforme o vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), apenas 64,6% da população vacinável do estado completaram o esquema vacinal. Durante reunião com autoridades de saúde do estado, o governador Wilson Lima reforçou que a imunização é necessária. (Ouça)
A nova variante do coronavírus já foi registrada em pelo menos 17 países. Nenhum caso da doença foi identificado no Amazonas, até o momento. O médico infectologista e especialista em doença tropical, Julival Ribeiro, alerta que a vacina e as medidas de proteção ainda são a principal prevenção contra a Covid-19 ou qualquer outra variante. (Ouça)
Até sexta-feira, dia 03 de dezembro, a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem 52 pontos disponíveis para a população.
São 41 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma na feira da Manaus Moderna, três Centros de Atendimento Integral à Criança (Caics) e uma ao Idoso (Caimi), além do shopping Millennium.
Nos locais, são oferecidas a primeira e segunda doses e também a de reforço, para quem atender aos critérios do Ministério da Saúde para a proteção adicional.
Reportagem: Cindy Lopes