Siga nossas redes sociais

Sessão de votação da Aleam é suspensa pela 3ª semana seguida por falta de deputados

A Assembleia Legislativa do Amazonas registra pela terceira semana seguida a falta

por Clara Toledo Serafini

Sessão de votação da Aleam é suspensa pela 3ª semana seguida por falta de deputados
Reportagem: Tawanne Costa

A Assembleia Legislativa do Amazonas registra pela terceira semana seguida a falta de quórum parlamentar para votar leis importantes.

Sem o número mínimo de deputados presentes para ser possível dar início aos trabalhos, a sessão dessa quarta-feira (31) que ficou suspensa por mais de 15 minutos, teve menos de 1 hora de duração.

Após ser questionado por Serafim Corrêa, o deputado Péricles, que presidia no momento, ainda tentou convocar os deputados para participarem da sessão. (Ouça)

Para o analista político, Afrânio Soares, a falta de quórum está ligada ao período eleitoral.

No pleito deste ano, 22 dos 24 deputados que compõem a Aleam, concorrem a cargos do pleito. (Ouça)

Segundo o regimento interno, é necessário que mais da metade dos 24 deputados estaduais confirmem presença para que as leis sejam votadas – o equivalente a 13 parlamentares.

Durante a sessão, o vice-presidente da Aleam Carlinhos Bessa foi questionado por Wilker Barreto por promulgar uma lei com apenas 6 deputados presentes. (Ouça)

A proibição da troca de medidores e padrões de energia elétrica, reparação de danos e aplicação de multa nos casos de pichação ao patrimônio público estadual e de sistemas incentivos à implantação de Produção Agroecológica, estavam entre os PLs dessa quarta-feira.

Ainda durante a sessão plenária, o deputado Serafim Correa também enfatizou o pagamento do Fundef aos professores para esta quinta. (Ouça)

Sobre o questionamento de Wilker, a Constituição Estadual no artigo 36 afirma que é permitido promulgar uma lei com a presença do Vice Presidente da Casa.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress