Siga nossas redes sociais

Cota do rio Negro pode alcançar descida de quase 10 centímetros nas próximas semanas, em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Rio Negro pode baixar mais dez cm nas próximas semanas

Após bater o recorde de cheia e atingir 30,02 metros, o Rio Negro já está em processo de vazante.

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, em Manaus, o rio tem descido em média três centímetros por dia. E a previsão para as próximas semanas é que a cota reduza em sete centímetros ao dia.

Apesar do nível do rio estar diminuindo, os impactos associados à inundação continuam nos municípios, conforme explica a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Luna Gripp.

Segundo ela, o ritmo atual ainda é lento mas as estações monitoradas indicam um possível fim do período de enchente.

“A expectativa é para as próximas semanas nós continuemos observando o processo de inundação e todos os problemas associados, porque realmente essa descida inicial é bem lenta, mas a partir de um certo momento o rio deve começar a aumentar essa velocidade de descida, para 4 a 6 centímetros , e realmente o rio deixe de ocupar a região central e depois de um tempo ainda maior, o rio deixe de atingir os bairros afetados”, concluiu a pesquisadora.

Nas ruas da região central o trânsito ficou impedido e comerciantes tiveram que se adaptar com a subida das águas.

A vendedora, Gisele Rodrigues, relembra a situação e os prejuízos aos consumidores e empresários.

“Parte do centro de Manaus foi atingida pelas cheias, uma rua bem conhecida, a rua dos Barés onde fica o comércio, que atende principalmente os ribeirinhos, comercializando materiais de pesca, alimentos e outros, foi totalmente paralisada”, lembrou a comerciante.

Na calha do rio Solimões, Tabatinga se encontra em processo de vazante há algumas semanas, apresentando cotas dentro da normalidade para o período.

Já em em Rio Branco (Acre), o rio Acre tem cotas baixas para o atual período do ano. Na foz da estação de Beruri, o rio Purus encontra-se praticamente estabilizado.

Reportagem: Tawanny Costa
Foto: Divulgação/Semcom

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress