Representantes dos nove municípios da região do Alto Solimões terão um encontro com integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para alinhar ações de apoio federal à segurança daquela área do oeste do Amazonas. A Região que é dominada por cartéis de drogas, em razão da linha de fronteira Brasil, Colômbia e Peru e ganhou visibilidade após o desaparecimento e morte do indigenista brasileiro, Bruno Pereira e do jornalista inglês, Dom Phillips.
A reunião está pré-agendada para o dia 6 de outubro, com a presença confirmada do Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar, e a possibilidade da presença do Ministro Flavio Dino.
A decisão foi tomada durante a realização do I seminário de segurança Inovadora realizado nos dias 17 e 18 na Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento reuniu especialistas em segurança de vários estados brasileiros. Quatro prefeitos dos municípios Alto Rio Negro se reuniram com o Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar, um dos palestrantes do seminário, e solicitaram o encontro.
O deputado Dan Câmara, presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo Estadual, reforçou a dificuldade do interior do Estado ao acesso a autoridades nacionais e estaduais e comemorou a conquista para a região do Alto Solimões.
Da redação.