Siga nossas redes sociais

AM não terá grande cheia em 2024 e preocupação já é a seca, alerta Serviço Geológico do Brasil

Reportagem: Tawanne Costa.

O Amazonas não terá grande cheia em 2024. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira, 02, pela segunda edição do monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB.

As áreas monitoradas abrangem os municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, que não devem registrar cotas superiores ao esperado.

Em Manaus a previsão é de que o rio Negro alcance a máxima de 27 metros e 14 centímetros.

Como confirma a pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil – SGB, Jussara Cury.

 

De acordo com os pesquisadores, os níveis dos rios estão abaixo do normal para o período por causa do El Niño, fenômeno natural que dificulta a formação de chuvas.

A preocupação do órgão é com a estiagem que deve impactar a navegabilidade das embarcações e navios na região do trecho da Costa do Tabocal, em Itacoatiara.

Em entrevista exclusiva à BandNews FM Manaus, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAC), Erick Moura, afirmou que o Tabocal deve receber o processo de dragagem. A previsão é que os trabalhos iniciem nos próximos meses para evitar prejuízos logísticos e econômicos.

A última cheia histórica no Amazonas foi registrada em 2021. O rio negro, em Manaus, chegou a registrar 30 metros e 2 centímetros.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress