Queda de 50% no estoque do Hemoam causa remarcação de cirurgias não urgentes em Manaus

Queda de 50% no estoque do Hemoam causa remarcação de cirurgias não urgentes em Manaus

Os hospitais públicos e privados de Manaus deverão remarcar as cirurgias não urgentes devido a baixa no estoque de sangue da Hemoam. Segundo o Hemoam, um comunicado será emitido às unidades hospitalares recomendando a remarcação das cirurgias para assegurar a oferta de bolsas para os casos de urgência. 

O Hemoam convoca doadores de todos os tipos sanguíneos devido a queda causada pelo avanço da Covid-19. (Foto: Divulgação/Hemoam)


Na última quinta-feira (20) a Fundação registrou queda de 50% no estoque de sangue e por isso está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência.  Além do sangue tipo O positivo, o Hemoam também sinaliza para o estoque baixo do O negativo, este segundo é de grande importância nas emergências, quando o paciente precisa de transfusão e não se sabe a qual grupo sanguíneo ele pertence. 

  
A maior causa para a queda no estoque é o avanço das infecções por Covid-19 e das síndromes gripais. Quem testou positivo para Covid-19 só pode doar após 14 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem teve gripe pode doar após sete dias.


As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 07h às 18h, na avenida Constantino Nery, n 4397, Chapada.

Da redação