Siga nossas redes sociais

Preço de carro popular subiu 200% nos últimos dez anos no Brasil, aponta pesquisa

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Rebeca Beatriz

Realizar o sonho de comprar o primeiro carro ou trocar de veículo está mais difícil. Segundo uma pesquisa da Kelley Blue Book, empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva, o preço do carro popular ficou mais caro nos últimos dez anos.

Os veículos conhecidos como carros populares são aqueles que custam, no máximo, 50 mil reais, e por esse valor, tornam-se acessíveis para todos. No entanto, o estudo mostra que atualmente, o carro mais barato custa a partir de 68 mil reais.

O assessor Welerson Oliveira diz que tenta realizar a tão sonhada aquisição do primeiro carro, mas, vai optar por um carro seminovo, por estar mais barato. (Ouça)

Já o publicitário Mauricio Oliveira conta que ele e a esposa precisaram fazer um planejamento e economizar bastante para conseguir realizar o sonho, e só assim, compraram o primeiro carro. (Ouça)

Para ter uma noção de preço, em 2013, um modelo zero quilômetro era vendido por menos de R$ 21 mil reais. Atualmente, um carro similar a este, custa mais de 60 mil reais. Ou seja, um aumento superior a 200%.

Mas o que teria motivado esse aumento no preço dos veículos? O economista Eduardo Souza explica: (Ouça)

A boa notícia é que as fabricantes já discutem a volta do ‘carro popular’. Este assunto tem sido debatido entre montadoras de veículos. Além disso, o tema também é debatido entre os ministérios da Fazenda e da Indústria, que juntos, devem apresentar, em breve, alternativas para baixar o preço do carro popular.

Uma das medidas já sugeridas pelo setor é um acordo no qual o governo ofereça incentivos tributários.

Outra alternativa é a criação de um programa que permita reduzir o preço ao consumidor em pelo menos R$ 10 mil reais.

Também circula nas discussões a proposta de lançar um “carro popular” ou “carro verde”. Esses carros poderiam ser movidos apenas a etanol, teriam motores 1.0 e contariam com tributação exclusiva por seu apelo ambiental.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress