Siga nossas redes sociais

Polícia Federal faz operação contra fraudes em benefícios sociais no AM e mais quatro estados

A Polícia Federal cumpriu duas buscas e apreensões, além do mandato de uma prisão em Manaus, na operação Falso Egidio, nesta quarta-feira (10). A operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a programas de transferência de renda, com atuação em cinco estados brasileiros.

Além do Amazonas, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí, a Polícia Federal, cumprem 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão.

As investigações iniciaram em abril de 2023, de acordo com a PF o grupo deu um prejuízo estimado de cerca de R$ 10 milhões.

Durante as investigações, foi constatado a participação de um empregado e duas funcionárias terceirizadas da Caixa

Os funcionários recebiam propina da quadrilha em troca de liberação do acesso dos criminosos ao aplicativo CAIXA-TEM, que gerencia as contas digitais sociais da instituição financeira, além de movimentações de valores de benefícios sociais, entre eles o Auxílio Emergencial.

O esquema acontecia logo após a liberação realizada pelos funcionários, os criminosos se apropriavam das contas digitais sociais de terceiros por meio do aplicativo CAIXA-TEM e desviavam valores de programas de transferência de renda.

Os investigados abriram diversas contas bancárias em nome de moradores de rua, em situação de vulnerabilidade social, para receber as quantias das contas.

Em seguida, os valores eram transferidos entre os integrantes da quadrilha.

Segundo a Polícia Federal, uma análise das contas bancárias utilizadas pela organização criminosa, os terceiros não tinham conhecimento acerca das fraudes, e eram utilizadas unicamente para abrigar o montante desviados das contas digitais sociais.

Além do crime de integrar organização criminosa, os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress