Siga nossas redes sociais

Polícia Civil alerta população para extorsão virtual em redes sociais

por Clara Toledo Serafini

Policia Civil alerta população para crimes virtuais em redes sociais

Com o avanço tecnológico e o uso da redes sociais crimes Cibernéticos têm se tornado cada vez mais frequentes em Manaus. O alerta é da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil do Amazonas.

Na capital, golpes pelo aplicativo de mensagens WhatsApp são usados para praticar estelionato.

Quem passou recentemente por essa experiência foi a estudante de relações públicas, Vivian França. Ela conta que teve sua conta no WhatsApp clonada e invadida por criminosos. A estudante relata que a forma que encontraram de capturar seus dados, foi dizer que ela havia sido sorteada em uma promoção.

Dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) revelam que no Amazonas os golpes que entram no segmento ‘Invasão de Dispositivo Informático’ passaram de 252 em 2019, para 517 em 2020, o que representa aumento de 105% no registro de casos.

O delegado adjunto da unidade, Reinaldo Figueira, orienta que as instituições bancárias e financeiras devem ser informadas imediatamente caso o equipamento seja subtraído ou perdido.

Nas situações em que houver transferências de quantias ou uso do cartão de crédito, o delegado explicou que é fundamental informar ao banco para que as providências de segurança sejam adotadas e, inclusive, o cidadã possa reaver o dinheiro:

Para denúncias, o cidadão deve comparecer ao Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo ou na sede da especializada, que fica nas dependências da Delegacia-Geral de Polícia Civil, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Reportagem: Ricardo Chaves
Foto: Pixabay

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress