O policial militar Erivelton de Oliveira Hermes foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pelo assassinato de Hering Silva Oliveira, ocorrido na tarde de 25 de outubro de 2018, na Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus, durante o atendimento de uma ocorrência policial.
A vítima foi morta com um tiro nas costas.
Erivelton de Oliveira foi condenado pelo homicídio qualificado, pelo porte ilegal de armas a quatro anos e seis meses. E também condenado a dois anos e quatro meses de detenção por fraude processual e a perda do cargo público.
Outros dois policias (já aposentados) – Ivanildo Rosas de Oliveira e Marcelino Brito de Freitas – foram inocentados pelo Conselho de Sentença da 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.
Hering da Silva Oliveira morreu após ser atingido por um tiro nas costas, próximo a um campo de futebol, no bairro Santo Antônio, no dia 25 de outubro de 2018.
Na época, em relatório, os PMs chegaram a relatar que foram recebidos a tiros no local durante uma ação.
Porém, moradores da região informaram que o adolescente foi morto pelos policiais que se aproximaram do grupo já disparando tiros.
Durante a ação, o jovem tentou fugir, mas foi atingido. Mesmo ferido, ele conseguiu pular o muro da Mini Vila Olímpica, onde percorreu alguns metros e caiu.
Outro réu no mesmo processo, José Américo Freire Nerys, faleceu no decorrer da instrução e teve extinta a punibilidade.
O julgamento começou na manhã de quarta-feira (24), no plenário principal do Fórum Ministro Henoch Reis e foi concluído às 16h desta quinta-feira (25) com a leitura da sentença.
Da redação.