Siga nossas redes sociais

PL do pagamento do Fundef aos professores do AM é aprovado na Aleam

O Projeto de Lei que que regulamenta os pagamentos do Fundef aos

por Clara Toledo Serafini

PL do pagamento do Fundef aos professores do AM é aprovado na Aleam

O Projeto de Lei que que regulamenta os pagamentos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) aos professores do Amazonas foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira (10).

A deputada Terezinha Ruiz, presidente da Comissão de Educação da Aleam, disse que esse projeto acaba com uma espera de mais de 20 anos dos profissionais do magistério. (Ouça)

O deputado Serafim Correa explicou que todos os professores que atuaram na rede estadual entre 1997 e 2006 vão receber recursos baseados nas horas trabalhadas nesse período. (Ouça)

A matéria beneficia cerca de 10 mil professores que atuaram na rede pública de educação no período de 1998 a 2006, e poderão, agora, receber a diferença dos repasses feitos pela União para o Amazonas.

O Fundef destinava 60% dos seus recursos para o pagamento de profissionais do magistério e vigorou no período de 1997 a 2006, sendo substituído em 2007 pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Nesse período, de 1997 a 2006, o governo federal realizou repasse menor do que deveria. Diante disso o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o pagamento da diferença do valor.

Os herdeiros de pessoas que trabalharam nesse período também tem direito a receber recursos do Fundef.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress