Siga nossas redes sociais

Pessoas com 36 anos ou mais e as que ainda não tomaram a primeira dose são vacinadas neste final de semana, em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Vinte e oito pontos de vacinação, montados pela Prefeitura de Manaus, estarão abertos neste sábado, 19/6, para receber o público de 36 a 59 anos, em mais um dia de intensificação da campanha municipal de imunização contra a Covid-19. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que, com a ação, Manaus ultrapasse, neste dia, a marca de 1 milhão de doses aplicadas.

Além dos sete pontos tradicionais, em operação desde o início da campanha, estarão funcionando entre as 9h e 17h, outras 21 unidades que, juntas, têm capacidade para atender 50 mil pessoas. São três grandes pontos estratégicos, cinco escolas e treze unidades de saúde distribuídas nas quatro zonas geográficas da cidade.

Para o atendimento, serão mobilizadas 335 equipes, formadas por mais de duas mil pessoas, entre vacinadores, registradores, triadores e apoiadores, que estarão realizando desde a recepção dos usuários até a aplicação das doses. Além dos servidores da Semsa, a ação conta com a participação de membros de instituições parceiras, como Marinha, Exército e Aeronáutica.

As unidades de saúde e escolas serão abertas às 8h e os demais pontos às 9h. A previsão de encerramento para todos os locais é para às 17h. A lista completa dos postos de vacinação, com os endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site da Semsa ou diretamente pelo link bit.ly/vacinacovid18jun.

Além do público de 36 anos ou mais, a Semsa segue vacinando, neste sábado, 18, as pessoas de grupos prioritários anteriores, ainda não vacinadas com a primeira dose. Nestes grupos estão incluídos, por exemplo, os trabalhadores da educação, do transporte coletivo e caminhoneiros, que podem procurar um dos 28 pontos de vacinação abertos neste sábado. Quem for receber a segunda dose de AstraZeneca também pode ir a qualquer um desses locais.

Gestantes e puérperas, PcDs, pais de PcDs e pessoas com comorbidades poderão ser vacinados em apenas três pontos: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Balneário do Sesc e Clube do Trabalhador-Sesi.

Os que forem receber a segunda dose da vacina CoronaVac devem se dirigir somente ao ponto da Escola de Enfermagem de Manaus, localizada na rua Teresina, 495, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, que também é exclusivo para trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, com nomes em listas oficiais enviadas à Semsa.

Os que forem receber a segunda dose devem consultar o agendamento no Imuniza Manaus ou se dirigir diretamente aos postos, se tiverem perdido o prazo, levando documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. O período entre doses recomendado para a CoronaVac é de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias.

Filômetro

Para facilitar a escolha por um dos postos, a Semsa criou o “filômetro”, ferramenta que possibilita a verificação do movimento em cada local, com atualizações a cada meia hora, permitindo que o usuário opte pelo de menor movimento e seja atendido com maior rapidez. O acesso ao serviço pode ser feito diretamente pelo link bit.ly/filometrovacina.

Confira os postos de vacinação aqui.

Da redação com informações da Assessoria
Foto: Nelson Almeida/AFP

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress