Siga nossas redes sociais

Pesquisa estuda mutações genéticas do peixe tambaqui

por Clara Toledo Serafini

Tambaqui

Um estudo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) investiga mutações do tambaqui, peixe natural da região, de acordo com o clima onde sobrevivem.

A tese de Mapeamento de Mutações Genéticas foi desenvolvida pelo professor José Ribamar da Silva Nunes, e venceu o Prêmio Capes de 2018, como melhor pesquisa na área de Ciência, Zootecnia e Recurso Pesqueiro.

O levantamento é uma pesquisa aplicada a espécies que não possuem genoma definido.

O objetivo do estudo é entender as mutações associadas as adaptações climáticas, como a de um peixe da região norte que se adaptaria na região sul ou sudeste, como explica o professor José Ribamar:

“Estudamos com dois viés: primeiro entender as mudanças que tem relação com as adaptações climáticas. Então, temos um peixe que é oriundo da região norte, mas que é criado em outras regiões do país. Se você for comparar a temperatura anual média do norte do país com as temperaturas do sudeste, existe pelo menos uma diferença de 11 graus. Como esse peixe está se adaptando?”, afirmou o pesquisador.

Através dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível detectar mais de oitenta mil mutações no tambaqui que foram associadas a adaptação desse peixe à temperatura e as mudanças nos peixes que nascem sem espinhas.

“Começamos a estudar alguns animais que nunca produziam essas espinhas para ver que tipo de mutações causaram esse tipo de espinha”

A pesquisa pode ser utilizada como um programa de melhoramento genético criando uma linhagem de peixes sem espinha, mas também para estudar a estrutura óssea e as ciências médicas.

O projeto contou, ainda, com o apoio de universidades internacionais, no Estados Unidos, onde foi feito o mapeamento, e na China, que despertou interesse em saber como os peixes estavam nascendo sem espinha.

O Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) também faz parte do estudo.

Ouça este conteúdo:

Reportagem: Cindy Lopes
Foto: Embrapa

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress