O nível do Rio Madeira registra descidas no trecho inundado de 20 quilômetros da BR-230, a Transamazônica, mas o município de Apuí segue isolado e em situação de emergência.
Conforme dados do Painel do Clima da Defesa Civil do Amazonas, o nível do Rio Madeira registrou descidas médias de 2 centímetros nos últimos sete dias, e chegou a 23 metros e 71 centímetros nesta quarta-feira (23).
Pelo menos 70 mil pessoas seguem isoladas nos municípios de Apuí, Manicoré, e em comunidades ao longo da rodovia como Santo Antônio do Matupi.
Segundo informações da Prefeitura de Apuí, a situação de desabastecimento está sendo contornada por mantimentos enviados pelo Governo do Amazonas e também por balsas contratadas por comerciantes do município.
Já as duas balsas contratadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) tem previsão de começar a operar até sábado, dia 26, conforme informou o superintendete regional, Orlando Fanaia.
A empresa responsável é a Multicargas Terminais e Transportes, que está deslocando as balsas de Manaus até Humaitá, município de onde partirão para Apuí com caminhões carregados de combustíveis, medicamentos e outras mercadorias.
Por Dhyene Brissow.