Siga nossas redes sociais

Não há risco de falta de energia elétrica no AM por causa da seca, afirma Amazonas Energia

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

Com a severa estiagem no Amazonas e dificuldade de navegação, a falta de combustível e mantimentos para alguns municípios tem preocupado as autoridades e moradores das cidades. Principalmente porque alguns municípios dependem de diesel para manter o fornecimento de energia elétrica.

Em coletiva de imprensa, a empresa Amazonas Energia informou que 75% do abastecimento de energia do Estado não depende do transporte fluvial, conforme explicou o Diretor Institucional da concessionária Radyr Gomes. Segundo ele, os municípios que precisam de combustível estão abastecidos. (Ouça)

Um dos municípios em que havia previsão de racionamento de energia era Santa Isabel do Rio Negro, conforme informou a Prefeitura da cidade, porém de acordo com Rady o abastecimento foi feito ontem às 16 horas e agora tem estoque para gerar energia até novembro.

Ele também destaca que, caso a seca permaneça, a empresa vai programar nova, entrega de combustível. (Ouça)

Sobre a capital e região metropolitana de Manaus, Rady disse que devido ao forte calor somados ao aumento do consumo, na noite de ontem foi registrado um novo recorde de energia que chegou a 1742 MW. (Ouça)

Ele também afirma que o maior consumo e sobrecarga acontece na zona leste da cidade devido a ligações clandestinas. (Ouça)

A severa estiagem deste ano tem prejudicado fortemente diversos setores no Amazonas, ligados diretamente ao nível do rio que já é considerada a quinta maior seca de todos os tempos.

Conforme medição do Porto de Manaus, o Rio Negro está a menos de um metro de bater a cota recorde da seca de 2010.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress