📌 Com ausência de Wilson Lima (União) e presença de David Almeida (Avante), Omar Aziz (PSD) protagoniza evento do MEC com participação do ministro Camilo Santana (PT), nesta segunda-feira, dia 31, em Manaus e Eirunepé.
📌 Governador Wilson Lima (União) justificou a ausência para ministro, via telefone.
📌 O vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), não o substituiu na agenda. A tarefa coube à secretária estadual de Educação, Arlete Mendonça.
📌Em evento no ano passado do Pé de Meia, grupo do governador dominou palanque ao lado do ministro sem citar Lula. Na ocasião, a bancada decidiu boicotar a agenda e nenhum parlamentar compareceu.
📌Ponto alto dos bastidores foi uma conversa reservada entre os cordiais adversários nas Eleições de 2026: Omar Aziz e David Almeida. Isso porque ambos são pré-candidatos ao Governo do Amazonas. David na condição de pré-candidato não declarado.
📌Em sua 6ª edição, a Expedição Boto da Amazônia percorre 1.200 km de rios para contar a população de botos na região. Os botos da Amazônia correm risco de extinção e figuram desde 2018 na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
📌A expedição é organizada pela ONG Sea Shepherd Brasil e conta com a parceria de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e voluntários.
📌Mudanças Climáticas e pesca ilegal estão entre as principais ameaças contra os botos. Medidas mais rígidas de proteção e fiscalização destes animais são necessárias ao poder público.
Confira a coluna:
Os assuntos foram abordados na coluna da jornalista Rosiene Carvalho, no jornal BandNews Amazônia 2ª edição desta segunda-feira (31).