Siga nossas redes sociais

Ibama resgata até 60 mil animais silvestres por ano no Brasil

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Eros de Sousa

Após o caso ocorrido com o influenciador amazonense Agenor Tupinambá, o Ibama reforça a importância de não domesticar animais silvestres.

Segundo o órgão, esse tipo de exibição acaba por estimular o tráfico desses tipos de animais.

É importante destacar que animais silvestres são quaisquer animais que vivem na natureza e não tem, ou não deveriam ter, contato com os humanos.

Exemplos como o lobo-guará, cobras, macacos, ursos, onças, tucano e a própria capivara são considerados animais silvestres, e podem sofrer problemas de adaptação e mesmo de reprodução caso sejam retirados da natureza.

O analista ambiental do Ibama, Roberto Cabral explicou como a exibição de animais silvestres em redes sociais pode influenciar na questão dos tráficos dessas espécies. (Ouça)Segundo o órgão, entre 45 mil e 60 mil animais são resgatados ao ano pelo Ibama.

Apesar do Brasil aprender um alto número de animais, as apreensões ainda são baixas, é o que relata Roberto Cabral. (Ouça)

A criação de animais silvestre é proibida no Brasil pela lei de crimes ambientais 9.605/1998, e tem pena prevista de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Em caso de animais em extinção, a pena pode dobrar.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress