O Governo Federal anuncia primeiras providências para amenizar os impactos de vazante e queimadas em 2024 no Amazonas. Entre as medidas estão o início, ainda em abril, de um processo licitatório para contratação de dragas que deverão ser usadas para remover bancos de areia dos rios, facilitando a navegação, e também o começo de um processo de contratação de 300 brigadistas para combater incêndios no período mais intenso da estiagem.
Nesta quarta-feira (3), o governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu com Ministros para debater ações. O encontro foi realizado com os ministros Silvio Costa (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.
Lima expôs a preocupação com relação à necessidade de ajuda humanitária, apoio econômico e solicitou recursos para aquisição de alimentos; dragagem antecipada dos rios para facilitar a navegação; além de apoio logístico e humano para combater os incêndios e outros crimes ambientais:
Ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as demandas são, principalmente, para envio de efetivo de brigadistas e militares da Força Nacional, além de aeronaves e veículos, para reforçar ações de combate a incêndios florestais.
Da redação.