Siga nossas redes sociais

Estudo aponta que mudanças climáticas tiveram mais influência que El Niño em seca no AM

por Clara Toledo Serafini

Mudanças climáticas aumentarão temperaturas na Amazônia

As mudanças climáticas causadas pelo ser humano foram as principais causa da seca histórica que atingiu a região amazônica em 2023. É o que conclui um estudo realizado pelo World Weather Attribution (WWA).

Ainda segundo a análise, o El Niño – fenonômeno climático natural que geralmente traz condições secas para a região – teve uma influência muito menor.

Os cientistas do WWA constataram que a mudança climática está reduzindo a precipitação e aumentando o calor na Amazônia. A temperatura elevada foi responsável por tornar a estiagem sem precedentes em 2023, cerca de 30 vezes mais do que poderia ocorrer apenas pela ação do El Nino.

Desde meados de 2023, a Bacia Amazônica tem enfrentado uma intensa seca, impulsionada pela baixa precipitação e pelo calor persistente.

Rios em algumas regiões atingiram seus níveis mais baixos em mais de 120 anos, impactando milhões de pessoas.

Comunidades ribeirinhas foram as mais afetadas, com a seca resultando em problemas de saúde, perda de renda, escassez de alimentos e água potável e falhas nas colheitas.

A seca também contribuiu para a propagação de incêndios florestais e causou poluição do ar devido à fumaça.

As altas temperaturas da água também foram associadas a uma grande morte de vida fluvial, incluindo a morte de mais de 150 golfinhos cor-de-rosa ameaçados de extinção.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress