Siga nossas redes sociais

Especial preparação para o Enem: especialistas orientam sobre preparo psicológico para prova

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

A relação da ansiedade com os estudos é uma realidade para muitos estudantes, é importante observar os sintomas de crise de ansiedade e outros aspectos emocionais durante a preparação nesse período.

A Estudante Karina Loureiro Valdivia relata que passou por essa crise de ansiedade quando estava na preparação para prestar a prova do Enem. Ele relembra o desespero psicológico que sentiu. (Ouça)

Diante dessas emoções, alguns sintomas da ansiedade exacerbada podem afetar a qualidade do sono, a alimentação, atenção e concentração nos estudos, trazendo um prejuízo muito além de uma nota baixa na prova.

A Psicopedagoga Orlenia Dimas de Oliveira, dá algumas dicas para os estudantes amenizarem a ansiedade e manterem a saúde mental para o Enem. (Ouça)

Segundo o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) é fundamental que o estudante tenha qualidade de vida na preparação para uma prova importante como a do Enem, a qualidade é mais importante que a quantidade.

A Terapeuta Cognitiva Comportamental, a Psicóloga Flávia Buena explica as mudanças e sintomas da ansiedade nos estudantes nesse período de preparação. (Ouça)
Caso você sinta nesse período de preparação algum desses sintomas de ansiedade ou depressão, acesse o chat do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou ligue através do 188; a ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.

Ou você pode procurar as unidades do CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) mais próxima de você para solicitar o atendimento, para conferir os locais basta acessar o site semsa.manaus.am.gov.br.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress