Siga nossas redes sociais

Iranduba tem drive-thru fluvial para vacinar ribeirinhos contra covid-19

por Clara Toledo Serafini

Fluvi-thru vacina pessoas em iranduba

O mutirão de vacinação contra a covid-19 realizado neste sábado (10) em Iranduba, região metropolitana de Manaus, terminou com a marca de 2.592 doses aplicadas e o que chamou a atenção foi o sistema drive-thru fluvial, o “fluvi-thru”. Vacinadores usaram lanchas para imunizar ribeirinhos que estavam em canoas e outras pequenas embarcações no distrito do Cacau Pirêra.

A secretária Nayara Maksoud, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está coordenando a ação no Distrito de Cacau Pirêra.

“Aqui em Iranduba, a campanha Vacina Amazonas, na região do Cacau Pirêra, traz uma novidade que é o ‘fluvi-thru’. Então, de acordo com a realidade da população, com a situação que está a cheia, muito forte, nós estamos fazendo a vacinação fluvial. Então nós estamos com muita adesão dos ribeirinhos, nós temos aqui quatro postos de vacinação, tanto terrestre, quanto no meio do rio”, explicou a secretária

Quatro postos de vacinação foram disponibilizados para o atendimento, que foi iniciado às 8h e seguiu até as 18h. Realizada pelo Governo em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação na cidade contou com o trabalho integrado de 145 profissionais, divididos em mais de 20 equipes.

Além da UBS Fluvial no Distrito do Cacau Pirêra, a população com idade a partir de 18 anos pode ser atendida, também, na Praça dos Três Poderes, que funciona na modalidade drive-thru, no Centro de Convivência do Idoso Onorina Ribeiro Lopes e no Ginásio Josué Araújo de Almeida, da Escola Isaias Vasconcelos, ambos com atendimento para pedestres.

O município foi um dos cinco, além de Itacoatiara, Urucará, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã que também receberam os mutirões de vacinação nesse sábado. As ações aconteceram de forma simultânea e, ao todo foram pouco mais de 15 mil doses aplicadas.

Fluvi-thru facilita vacinação de ribeirinhos

Abrangência da campanha 

Com essas cinco novas ações simultâneas, a campanha, realizada pelo Estado em parceria com municípios para acelerar a imunização no Amazonas, totaliza 10 municípios beneficiados com os mutirões de vacinação. Desde o mês de junho, já foram realizados mutirões em Manaus, Novo Airão, Manacapuru, Parintins e Rio Preto da Eva.

Doses aplicadas

Ao longo do dia no município de Itacoatiara foram vacinadas 9.719 pessoas; Urucará registrou 1.371 doses aplicadas; Itapiranga alcançou a marca de 1.160 aplicações e São Sebastião do Uatumã encerrou o mutirão com 818 doses aplicadas na população local, integrante do público-alvo.

Da redação com informações da Secom
Foto: Divulgação/Secom

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress