15 mil pessoas vacinadas no interior do AM

Mutirão vacina mais de 15 mil pessoas no interior do AM

Os cinco municípios que receberam a campanha ‘Vacina Amazonas‘, nesse sábado (10), chegam a marca de mais de 15 mil pessoas na faixa etária de 18 anos ou mais, vacinadas contra a Covid-19.

Os mutirões foram realizados simultaneamente, nas cidades de Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. A marca total é de 15.660 imunizados contra a Covid-19.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto, o município de Itacoatiara foi o que mais vacinou, com 9.719 doses aplicadas; seguido de Urucará com 1.371 pessoas vacinadas e Iranduba, com 2.592 doses do imunizante aplicadas.

Itapiranga alcançou a marca de 1.160 aplicações; e São Sebastião do Uatumã encerrou o mutirão com 818 doses aplicadas.

São Sebatião do Uatumã foi um dos munícipios que recebeu o mutirão.

O secretário de Saúde, Anoar Samad, classificou o mutirão como um avanço na imunização da população do Amazonas contra a Covid-19. E repetiu o convite para que as pessoas não deixem de tomar a vacina.

“A adesão da população foi fantástica. Estamos vacinando todas as pessoas acima de 18 anos que atenderam ao nosso chamado. O governo do estado, a secretaria de saúde e a FVS, realizaram mutirões em cinco municípios e, com isso, queremos atingir a marca de ser o primeiro estado a vacinar toda a população contra a Covid-19 no Brasil. Então, por favor, atenda ao chamado, não escolha vacinas, procure se vacinar, que é a única forma de se proteger e proteger quem você ama”, afirmou Samad.

A campanha, realizada pelo estado em parceria com os municípios, totaliza 10 municípios beneficiados com os mutirões ‘Vacina Amazonas’. Desde o mês de junho, já foram realizados mutirões em Manaus, Novo Airão, Manacapuru, Parintins e Rio Preto da Eva.

Doses aplicadas 

O consolidado diário de vacinação, divulgado pela FVS, aponta que 2.244.198 doses foram aplicadas em todo o estado até este sábado (10), sendo 1.656.146 de primeira dose, 568.894 de segunda dose e 19.158 com dose única.

Da redação com informações da Secom
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil; André Amazonas; Diego Peres/Secom