Siga nossas redes sociais

Automedicação causa até 18% de mortes por envenenamento no Brasil, aponta Anvisa

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Victor Litaiff

A automedicação pode ser vista, muitas vezes, como solução para alívio rápido de dores e outros sintomas que podem aparecer no cotidiano, porém a prática pode trazer sérios riscos à saúde.

Como o próprio nome já diz é o ato de administrar um medicamento por conta própria, ou seja, sem prescrição médica.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a automedicação pode matar até 10 milhões de pessoas anualmente até 2050 em todo o mundo. Só no Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação.

Uma ouvinte, que não quis se identificar, relata que se automedicou com um remédio para dormir, porém, não seguiu as orientações da receita indicada pelo seu médico. Ela teve alucinações e foi levada com urgência para o pronto-socorro. (Ouça)

Luana Santana Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas fala da importância de ter o acompanhamento de um profissional de saúde, além de seguir a receita do medicamento no momento da ingestão. (Ouça)

A falsa sensação de segurança faz com que as pessoas se automediquem, porém, os riscos desse ato não devem ser deixados de lado. Tomar remédios por conta própria podem causar risco de agravar o seu quadro de saúde ou provocar outros problemas e até a morte.

Em caso de sintomas, procure um médico para cuidar-se com segurança.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress