AO VIVO

Atrás apenas do Pará, Amazonas permanece como segundo maior produtor de açaí do país

Reportagem: João Felipe Serrão

“Fruta santa, fruta mártir
Tens o dom de seres muito
Onde muitos não têm nada
Uns te chamam açaizeiro
Outros te chamam juçara”

Assim o compositor e músico paraense Nilson Chaves descreve em canção uma das maiores paixões da culinária nortista: o açaí.

E não tem jeito, os estados que mais produzem o fruto no Brasil são Pará e Amazonas. Para se ter uma ideia, em 2021, o Amazonas produziu mais de 79 mil toneladas, sendo o segundo maior, atrás apenas dos vizinhos paraenses.

A média anual de consumo é de 10 litros de açaí por habitante, o que equivale a 20 copos de 500ml, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do estado (Idam).

Há diversas formas de saborear a fruta. Para a advogada Sylvia Anselmo, a melhor combinação é com farinha. (Ouça)

Quem também não se rende aos modismos recentes de consumo é o relações públicas Jaime Lima. Ele é natural de Barreirinha, no interior do Amazonas. Mesmo mudando para Manaus, Jaime manteve a forma de consumo de açaí que é comum no interior. (Ouça)

Atualmente, os principais produtores de açaí no Amazonas são os municípios de Codajás, Anori, Coari e Carauari, de acordo com o Idam.

E os benefícios do fruto vão muito além do sabor. De acordo com a nutricionista Nayara Queiroz, essa frutinha roxa também contribui para a saúde, combatendo o desgaste celular do corpo. (Ouça)

Estudos recentes mostraram que o açaí melhora o funcionamento do instestino, derruba o colesterol, melhora a circulação e pode prevenir até doenças como o câncer, diabetes e a anemia.

Sylvia e Jaime consomem o açaí da forma que a ciência recomenda, como destaca a nutricionista Nayara Queiroz. (Ouça)

A maneira de conservar o açaí é muito importante, ele deve ser mantido sempre gelado. Se a pessoa for demorar a consumir, a melhor opção é congelar.

Outro fator a ser observado pelo consumidor é em relação à cor da fruta. Para estar bom, o açaí precisa ter o aspecto de vinho escuro, quase preto.

Aí sim, pode pôr tapioca, farinha d’água, comer ou beber como um suco. Como dizia Nilson Chaves, açaí é muito mais que um fruto, é sabor marajoara. E, claro, um importante aliado da saúde.

Últimas Notícias