Associação dos Kanamari do Vale do Javari denuncia ataque a tiros de pescadores ilegais contra indígenas da região.
A denúncia consta em carta divulgada na quinta-feira (17) pela Associação, na qual a entidade afirma que os indígenas da terra indígena Vale do Javari sofreram um ataque a tiros de pescadores ilegais no último dia 9 de novembro.
Segundo o documento, o grupo de pescadores estava com o barco carregado de peixes e quelônios capturados ilegalmente e um deles ameaçou a liderança Kanamari com uma arma em punho, dizendo que ela teria o mesmo destino de Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados na região em junho deste ano.
A carta relata ainda que após ameaças aos indígena, os pescadores saíram pelo rio atirando em direção às canoas do povo Kanamari.
Os tiros perfuraram os tambores de gasolina que estavam no teto de uma das canoas.
A Associação destaca que a situação vivida pelos Kanamari demonstra que as investigações dos assassinatos de Bruno e Dom não podem ser consideradas encerradas enquanto a organização criminosa que participou dos crimes permanecer atuando na região. A entidade pede apoio das autoridades para que os criminosos sejam identificados e localizados com urgência.
Da redação