Siga nossas redes sociais

Anamã recebe balsa hospital após principal unidade de saúde ficar alagada por causa da cheia

A balsa, alugada pela Secretária de Saúde, deve realizar atendimentos de urgência

por Clara Toledo Serafini

Anamã recebe balsa hospital após principal unidade de saúde ficar alagada por causa da cheia
Reportagem: Clara Toledo

A cheia dos rios chegou ao município de Anamã, no interior do Amazonas, com a expectativa de fortes impactos. Quem mora na região, que está localizada na calha do rio Solimões – a 165 km de Manaus -, costuma sofrer com a subida dos rios.

(Foto: Divulgação)

O nível do rio na cidade atingiu a cota de inundação severa. Anamã, no entanto, ainda está em situação de alerta. Aroldo Santos, representante do município na capital, explica que praticamente toda a cidade já foi tomada pelas águas e que em pouco tempo será decretada situação mais grave. (Ouça)

O Hospital Francisco Salles de Moura, principal unidade de saúde do município, fica completamente alagado nos períodos mais severos da cheia. Construído em uma área de várzea, é tomado pelas águas do rio. Para poder continuar funcionando, uma balsa hospital foi montada na cidade nessa semana. Aroldo, que lida com as consequências das cheias todos os anos, fala da importância da embarcação.(Ouça)

A balsa, alugada pela Secretária de Saúde, deve realizar atendimentos de urgência e emergência, dispondo de sala de parto, laboratório, recepção, consultórios, alojamento para as enfermarias, refeitório e cozinha. A embarcação possui 44 leitos, sendo 16 macas hospitalares na parte inferior e 28 no piso superior.

O secretário de saúde, Anoar Samad, explicou como funcionará a implantação da estrutura no município. (Ouça)

Foram repassados mais de R$ 5 milhões em recursos estaduais para apoiar as ações de saúde no município. A ação faz parte da Operação Enchente 2022, que presta auxílio aos municípios afetados com a subida dos rios.

O Serviço Geológico Do Brasil informou que o rio Solimões está em processo de enchente, seguindo o esperado para o atual período do ano e com níveis considerados regulares para a data, com exceção a Manacapuru, município que faz fronteira com Anamã.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress