Amazonas tem o QUINTO melhor desempenho nacional no saldo de geração de empregos.

Amazonas tem o 5º melhor desempenho nacional no saldo de geração de empregos

O Amazonas registra, no acumulado do ano de 2021 até novembro, um saldo positivo de 37.691 vagas de empregos, quando relacionados os números de admissões e demissões no mercado de trabalho formal, que abrange um total de 449.936 trabalhadores formais.

Amazonas tem o QUINTO melhor desempenho nacional no saldo de geração de empregos.
Foto: Agência Brasil.

O desempenho do estado foi o 5º melhor do Brasil, com taxa de variação média do saldo de emprego acima da nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no mês de dezembro.

A Alcione Feitosa passou o ano de 2021 desempregada, mas no fim do ano, conseguiu um trabalho como vendedor. (ouça)

De acordo com o levantamento do Ministério da Economia, o Amazonas fechou o mês de novembro com saldo positivo de 4.817 postos de trabalho, no balanço de trabalhadores admitidos e demitidos.

O número representa o terceiro melhor resultado do ano, ficando atrás apenas dos meses de julho, que teve o melhor resultado de 2021, e agosto.

A proprietária de uma loja de roupa em Manaus, Zandria Silva, diz que com o aumento nas vendas de fim de ano, teve que ampliar o time de vendedores. (ouça)

Os resultados do Amazonas estão 36,7% acima da variação média nacional do saldo de empregos. Enquanto o estado apresenta uma taxa de variação média de 1,08%, a média nacional é de 0,79%. A região Norte também é destaque, tendo apresentado o terceiro melhor desempenho entre as regiões brasileiras no acumulado do ano.

Reportagem: Guilherme Guedes