AM se aproxima da fase de risco moderado para transmissão do coronavírus

AM se aproxima da fase de risco moderado para transmissão do coronavírus

O Amazonas permanece na fase amarela (que significa baixo risco), mas já se aproxima da fase laranja (risco moderado) para a transmissão do coronavírus. A informação consta no boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no estado, divulgado nessa quarta-feira (8).

A alerta foi divulgada nessa quarta-feira em boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). (Foto: Arquivo Secom)

Conforme o boletim, houve um aumento na pontuação do Estado a partir do cálculo de avaliação de risco de transmissibilidade do vírus de 8 pontos, em 11 de novembro, para 9 pontos em 6 de dezembro. Isso representa o limite para a fase amarela e a aproximação da fase laranja que é de 10 a 14 pontos. O cálculo é realizado com base na evolução da pandemia.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, nessa quarta-feira foram diagnosticados 202 novos casos da doença, totalizando 430.992. Uma morte pela Covid-19 foi confirmada, elevando para 13.812 o total vidas perdidas durante a pandemia.

As autoridades de saúde pedem que a população procure a vacinação e que, mesmo com esquema vacinal completo, continue adotando as medidas de segurança, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, além de principalmente, evitar aglomerações.

Da redação