AM está no cenário de baixo risco de transmissão da covid-19, aponta FVS

AM está no cenário de baixo risco de transmissão da covid-19, aponta FVS

Apesar do aumento de 50% na média diária de casos da covid-19, Amazonas mantém o cenário de baixo risco. A avaliação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

AM está no cenário de baixo risco de transmissão da covid-19, aponta FVS
AM está no cenário de baixo risco de transmissão da covid-19, aponta FVS. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus )

Segundo a FVS, o estado segue na fase 2 (amarela). Apesar disso, o órgão alerta para o aumento de casos e para a baixa cobertura vacinal contra a doença no interior do estado. O assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, Daniel Barros, destaca os três municípios que mais tiveram crescimento de casos. (ouça)

A cobertura vacinal do esquema completo no Amazonas é de 60,4%, sendo que a capital apresenta cobertura de 70,5% e o interior de 48,1%, do público-alvo elegível para campanha de vacinação.

Um dos públicos que está mais atrasado em relação à segunda dose são os jovens, como explica a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Melo.

A média móvel diária de casos na capital passou de 11, no dia 1º de novembro, para 21 casos por dia, em 15 de novembro.

No interior do estado, também foi observado aumento médio de casos da doença, diariamente, passando de 29 casos, no dia 1º, para 38 casos por dia, no dia 15 de novembro.

Reportagem: Tawanne Costa