AM é segundo estado com mais pessoas em situação de pobreza

 

Reportagem: Rebeca Beatriz

Mais da metade da população do Amazonas vive em situação de pobreza. A informação é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves, com base em dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Com esse resultado, o Amazonas é o segundo estado do país com pessoas vivendo nessa situação, atrás apenas do Maranhão. Se encaixa nessa categoria, a população que vive com renda mensal de até 600 reais.

O sociólogo Luiz Antônio Nascimento destaca algumas das causas da pobreza no estado. (Ouça)

Ele aponta também algumas soluções para mudar essa realidade, como o reaproveitamento de alimentos para geração de empregos. (Ouça)

Apesar das dificuldades, já existe uma mobilização para reduzir os índices de pobreza no Estado. O Instituto Fedalizam, por exemplo, desenvolve ações que levam educação gratuita a pessoas em vulnerabilidade social.

Um dos representantes do Instituto, Nildo Lima, também já esteve à frente da Central Única das Favelas, a Cufa, e revela o que precisa ser feito para que essas pessoas saiam da situação de pobreza. (Ouça)

Os dados divulgados na pesquisa mostram que mais de 10 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza no país no último ano. Apesar disso, a maioria da população de nove estados segue na pobreza, um cenário que só pode ser mudado se houver a união de forças para enfrentamento desse problema.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress