Uma escola pública do interior do Amazonas usa habilidades de personagens do “X-Men” e da “Marvel” para ensinar química aos alunos.
Realizado no Centro de Educação de Tempo Integral, Ceti José de Araújo, em Codajás, o projeto ensina conceitos químicos como intangibilidade, teletransporte e magnetismo a partir da associação com os poderes dos personagens.
Entre os heróis utilizados estão a Lince Negra, mutante que, nos quadrinhos, detém o poder de atravessar objetos sólidos. A partir disso, foi possível ensinar conceitos de matéria, partículas, forças de atração e repulsão para os alunos.
Outro personagem usado como ferramenta de ensino é o Noturno, conhecido pela capacidade de teletransporte. A habilidade do mutante serve para explicar aos estudantes sobre o paradoxo do teletransporte, abordando também questões filosóficas.
O idealizador do projeto é o professor de Química, Bernardo Jeová. Segundo o docente, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que participam do método, estão produzindo as próprias Histórias em Quadrinhos (HQs), unindo super-heróis conhecidos do público com os temas explicados nas aulas da disciplina.
Iniciado em julho de 2022, a previsão é que o projeto, batizado de “Química em Quadrinhos: utilizando Super-Heróis para abordar conceitos de Química”, seja finalizado ainda neste mês, com a realização de exposições das HQs no Centro de Ensino e também a divulgação dos conteúdos nas redes sociais.
Da redação