O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o Estado prepara duas novas ações contra os decretos do Governo Bolsonaro que atingem a Zona Franca de Manaus. Em menos de um mês, já são três decretos que, segundo especialistas do setor, “ferem de morte” a competitividade do Polo Industrial de Manaus.
Dois decretos foram publicados nessa quinta-feira (28) e nesta sexta (29). O primeiro zera o IPI de insumos utilizados na produção de refrigerantes, um dos carros chefes da indústria do Amazonas. O segundo amplia para 35% a redução do IPI e excepcionaliza apenas alguns produtos da Zona Franca de Manaus.
Em entrevista exclusiva a BandNews Difusora FM, o governador falou sobre essas duas ações que serão ingressadas no STF.
O Governador disse ainda que confia nas boas intenções do presidente Bolsonaro com o país, mas que ele está muito mal assessorado pela equipe econômica.
O primeiro decreto que prejudica a competitividade da ZFM foi publicado no dia 15 de abril, às vesperas da Páscoa e reduziu em 25% o IPI em todo o país. Uma audiência entre o Estado do Amazonas e a União, foi marcada pelo STF para uma tentativa de solução quanto aos efeitos negativos do primeiro decreto do IPI.