Siga nossas redes sociais

Violência contra idosos no AM cresce 144% em dez anos

O Amazonas convive com o aumento de 144 por cento do índice

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Vitória Freire

O Amazonas convive com o aumento de 144 por cento do índice de violência contra idosos nos últimos dez anos.

Os dados são do Departamento de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM). Esses números foram fornecidos para a pesquisa de título “A violência contra a pessoa idosa em Manaus e no Amazonas”, publicada pela revista científica internacional Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento.

Em comparação às demais localidades, o estado se destaca como um dos mais violentos do país no que se refere à integridade da pessoa idosa, com base na quantidade de ocorrências realizadas anualmente.

Ainda segundo o estudo, os idosos do gênero masculino estão mais propensos a serem vítimas de crimes. Em todos os anos analisados pelo grupo de pesquisadores, os homens foram os que mais sofreram violências, ou os que mais denunciaram.

A delegada Andréa Nascimento Pereira, que atua na unidade policial de Crime Contra Idoso – DECCI, avalia que a pandemia é um dos principais fatores que colaboraram com a intensificação das agressões. (Ouça)

Além disso, Andréa também cita os principais crimes cometidos contra a pessoa idosa, e afirma que eles são mais recorrentes em circunstâncias nas quais as vítimas são economicamente vulneráveis. (Ouça)

Com base em informações divulgadas a partir do Atlas da violência de 2021, desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 73% dos casos de negligência e abandono, que também são manifestações de violência, ocorrem entre pessoas com 80 anos ou mais.

A gerente do Programa de Atendimento Domiciliar – PADI, Ledina Lima analisa o perfil das pessoas idosas vítimas de desamparo, e comenta sobre os motivos pelos quais esse contexto perdura. (Ouça)

A partir desta semana, com o objetivo de reforçar o combate aos crimes de violência contra os idosos em todo o país, tem início a 3ª edição da Operação Vetus.

A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com a atuação da Polícia Civil dos 26 estados e do Distrito Federal, especialmente nas delegacias especializadas de proteção ao idoso.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress