Siga nossas redes sociais

Vereadores vão acionar MP-AM contra aterro sanitário construído em área de proteção em Manaus

por Clara Toledo Serafini

Por Ricardo Chaves

A construção de um aterro sanitário dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APP) foi tema de discussão entre vereadores da Câmara Municipal de Manaus em sessão dessa terça-feira (22).

O tema foi levado a casa pelo vereador Lissandro Breval (Avante) que apresentou vídeos e documentos apontando que a construção ocorre em uma área de reserva ambiental, nas proximidades da nascente do igarapé do Leão, um dos afluentes do Rio Tarumã. (Ouça)

 

O parlamentar reforçou que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) já tinha se posicionado em 2021 sobre o “aterramento de nascentes no terreno em APP” e o “avanço de obra sobre cedimento de resíduos rumo ao igarapé do Leão”.

O presidente da Casa Legislativa, Caio André (Avante) afirmou que a Câmara irá oficializar o Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e acionar o Ministério Público para saber mais informações e cobrar medidas. (Ouça)

 

 

A BandNews Difusora FM entrou em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) que por meio da assessoria esclareceu que a competência de fiscalização cabe ao Ipaam. O Ipaam ainda não enviou posicionamento sobre o assunto.

Em nota o grupo Marquise informou que o Aterro Sanitário Ecomanaus foi construído com as mais modernas tecnologias existentes no mundo e está apto e preparado a atender a necessidade de destinação de resíduos sólidos públicos e privados de Manaus e do Estado do Amazonas. A empresa também disse que cumpre todas as exigências legais e ambientais.

 

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress