Reportagem: Eros de Sousa
Durante votação em plenário, os vereadores de Manaus se confundem e derrubam projeto de Lei que tratava de alterações orçamentárias entre secretarias, de interesse do prefeito David Almeida. Nessa terça-feira o projeto de lei nº 481/2023, foi rejeitado por 31 votos contrários e 4 a favor.
O PL tratava sobre o aumento de 20% para 30% do limite autorizado para a abertura de créditos adicionais, o que permitiria maior remanejamento de verba entre secretarias do município.
O projeto foi rejeitado até mesmo pelos representantes do executivo municipal na câmara.
Durante a votação, o presidente da casa colocou a pauta em plenário, e solicitou aos parlamentares favoráveis ao projeto que permanecessem como estavam, momento em que os 31 vereadores levantam a mão e o projeto é rejeitado.
O vereador Luis Mitoso (PTB), que pertence à base da prefeitura na câmara, disse que houve um mal-entendido e que os parlamentares se enganaram durante a votação do PL. (Ouça)
O vereador Raulzinho (PSDB) também questionou a votação do projeto. (Ouça)
O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) comentou a falta de atenção dos vereadores. (Ouça)
Após o erro, os vereadores pediram que o PL fosse revisto, mas o presidente da Casa legislativa, o vereador Caio André (Podemos), disse que o projeto já era matéria vencida e que não poderia voltar atrás.
Caio André também destacou que o processo da matéria foi bem claro e que não houve dúvidas durante a votação. (Ouça)
Após ouvir o protesto dos vereadores o presidente da casa legislativa Caio André encerrou a sessão e confirmou a derrubada da alteração do PL.