Siga nossas redes sociais

Vereadores negam empréstimo de R$ 600 milhões à Prefeitura de Manaus

por Clara Toledo Serafini

Reportagem: Eros de Sousa

A Câmara Municipal de Manaus derruba Projeto de Lei que tratava sobre empréstimo de R$ 600 milhões da Prefeitura junto ao Banco do Brasil.

O projeto de lei 603/2023 tratava sobre a aquisição de crédito para, segundo o texto da matéria, a melhoria de infraestrutura urbana da capital. A aquisição de empréstimo foi rejeitada nessa quarta-feira (08) em sessão da Câmara Municipal de Manaus. Foram 20 votos contra e 19 a favor.

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos), de oposição ao prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou a votação contrária do PL. (Ouça)

Rodrigo Guedes também afirmou que o empréstimo é um pedido de “cheque em branco” da prefeitura. A declaração foi rebatida pelo líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Fransuá (PV). (Ouça)

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) votou a favor do empréstimo e disse que o montante iria ajudar na economia de Manaus. (Ouça)

A prefeitura já havia adquirido créditos anteriores, inclusive em março deste ano, com aprovação da Câmara Municipal, também no valor de 600 milhões de reais.

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) relembrou esses empréstimos e acusou a prefeitura de Manaus de falta de transparência. (Ouça)

Para o empréstimo ser aceito a votação teria que ser aprovada por 2/3 dos vereadores, no caso 28 parlamentares, mesmo com protestos da base da prefeitura, que queriam maioria simples, placar que também não foi obtido.

O placar chegou a estar empatado por 19 a 19 em certo momento da votação, mas o presidente da câmara, o vereador Caio André (Podemos), desempatou, completando 20 votos contra e a derrubada do projeto de lei.

A BandNews Difusora solicitou nota a Prefeitura de Manaus respeito da falas dos deputados, que acusaram o executivo de falta de transparência. Até o fim dessa reportagem ainda não foi respondida.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress