Devido ao feriado e ao ponto facultativo na quinta-feira (21) e sexta-feira (22) desta semana não haverá vacinação contra a covid-19 na capital amazonense. A campanha retoma no sábado (23), mas ainda assim a situação preocupa as autoridades de saúde porque, após um período médio de quatro meses, a imunidade contra o vírus começa a cair e o grau de vulnerabilidade à Covid aumenta.
Mais de 770 mil pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid-19 em atraso em Manaus. O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, reconhece a preocupação da paralisação sem a vacina e pede que a população mantenha a imunização em dia. (Ouça)
Na última semana, completou um mês que o uso de máscara foi liberado em lugares fechados no estado. O item de proteção ainda é utilizado apenas em Unidades de Saúde e por pessoas a partir de 70 anos. A medida ainda é vista como incerta devido ao aumento de casos da covid-19 na China, como explica a infectologista Ana Galdina. (Ouça)
A campanha retoma no sábado com um megamultirão para imunizar as pessoas que precisam ser vacinadas. Serão oferecidas da primeira à quarta dose da vacina de acordo com os públicos e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.