Siga nossas redes sociais

Vacina contra a dengue está em falta nas clínicas particulares e farmácias de Manaus

por Clara Toledo Serafini

 

Por Eros de Sousa

Com fornecimento limitado e alta procura, farmácias, hospitais e clínicas particulares de Manaus têm falta de vacinas contra a dengue.

A reportagem da BandNews Difusora procurou os estabelecimentos para questionar sobre o estoque do imunizante e a resposta foi uma só: falta vacina contra a doença.

Até o levantamento, apenas uma farmácia tinha a vacina disponível e o preço de uma dose chegava a quase 400 reais. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses.

Na última segunda-feira (05), a farmacêutica Takeda, que produz o imunizante (Qdenga), informou que limitou o fornecimento do medicamento para a rede particular para priorizar o atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde – que vai distribuir as doses aos municípios mais afetados pela dengue.

O infectologista Nelson Barbosa explica que essa restrição não vai afetar no combate à doença, e que a limitação é temporária: (Ouça)

A decisão da farmacêutica Takeda gerou reação no país. A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) emitiu nota e manifestou preocupação diante da possível falta da vacina “especialmente em relação às faixas etárias não cobertas pelo setor público”.

Isso porque as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde têm como público-alvo a população entre 10 e 14 anos, que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

Segundo a pasta, 12 cidades do Amazonas vão receber o imunizante. A previsão é de que a vacina comece a ser aplicada neste mês.

De janeiro até agora, o estado notificou quase 4400 casos de dengue.

Em entrevista à BandNews Difusora, nesta semana, o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, disse que pelo número de casos registrados, o Amazonas, a exemplo de outros estados, já deveria ter declarado emergência. (Ouça)

O Ministério da Saúde investiga até o momento 3 mortes por dengue no Amazonas. Uma em Manaus, as outras em Lábrea e Coari.

O aumento de casos no estado fez a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas lançar um plano estadual para o combate à dengue e doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress