A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) afirma que vai cumprir determinação da Justiça sobre a reserva de vagas ao menino gênio Luan Gabriel Gama, que foi aprovado no vestibular.
A UEA informou em nota que o mandado judicial foi entregue na sede da reitoria na manhã desta terça-feira (02/01) e será cumprido.
A nota informa ainda que caso o Luan seja aprovado o exame de avanço escolar, ele terá acompanhamento integral pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades (NAAHS).
A decisão que garante vaga a Luan é do Juiz Plantonista Marcelo Manuel Vieira emitida nesta segunda-feira (1º) em uma Ação apresentada pela Defensoria Pública do Amazonas com pedido de urgência.
Na decisão, o juiz determina que a UEA “resguarde a vaga de LUAN GABRIEL AGUIAR GAMA no curso de Licenciatura em Matemática” e que ESTADO DO AMAZONAS, faça o exame para avanço escolar no prazo máximo de 45 dias com emissão de certificado no caso de aprovação do estudante.
A decisão ainda prevê multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento até o limite de 30 dias.
Luan, que tem inteligência acima da média, prestou o exame da UEA pela primeira vez ano passado, para testar os conhecimentos e teve seu nome divulgado na lista de aprovados do dia 7 de dezembro.
Da redação.