Além de Manaus, as cidades de Parintins e Benjamin Constant deram início a imunização contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos de idade, com comorbidades ou deficiência permanente.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), 38 municípios já receberam as doses da vacina pediátrica da Pfizer. A medida que as Prefeituras recebem a remessa, já estão autorizados a iniciar a vacinação.
No total, foram distribuídas 28.730 mil doses do imunizante.
O estudante Bernardo Cavalcante conta que estava bastante ansioso para ser vacinado e diz que a imunização traz mais esperança. Os imunizantes repassados aos municípios são para primeira dose. O intervalo para segunda dose é de oito semanas. (ouça)
Na capital, quatro pontos de vacinação estão atendendo o público infantil: Parque Cidade da Criança, Clube do Trabalhador-Sesi, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e o shopping Manaus Via Norte
A chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Hernandes, reforça a importância de imunizar a população dentro da faixa etária indicada, para evitar a gravidade de sintomas. (ouça)
Para receber a vacina, as crianças não podem ter tomado nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e não deve apresentar nenhuma doença na fase aguda.
Reportagem: Cindy Lopes