Quase sete mil denúncias são feitas ao disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre janeiro a julho deste ano. A maioria está relacionada ao tráfico de drogas no estado.
Os relatos da população são encaminhados ao setor de análise, com mais apuração de informações.
O canal permite que a sociedade realize denúncias e preserva em total sigilo a identidade para evitar represálias do crime organizado, como explica o coordenador do 181, Valdenei Passos. “[O denunciante] deve denunciar e acreditar. Nós estamos trabalhando para passar para as autoridades competentes – seja a Polícia Civil ou Militar. É totalmente seguro, o denunciante não será identificado”
As denúncias já resultaram por exemplo, na operação Guará, em 2019, que foi originada de um relato e acabou prendendo 21 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.
De acordo com o capitão Fabrício Almeida, da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações, Seaop, a operação Cidade Mais Segura deflagrada na última sexta-feira, está acontecendo em toda a capital a partir de denúncias da população.
A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.
Reportagem: Gabrielle Moura
Foto: Divulgação/ SSP-AM