Apesar da grande presença de 76 mil pessoas nos postos de imunização no fim de semana de mutirão, o público de idosos acima de 70 anos, que está recebendo a terceira dose, teve uma ausência relevante em Manaus.
Somente 391 idosos foram vacinados desde a última quarta-feira, quando iniciou a aplicação da dose de reforço.
Cerca de 68 mil pessoas acima de 70 anos estão com esquema vacinal completo. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o número inicial de imunizados foi de fato mais reduzido, mas não significa que todos que estão com as duas doses podem estar dentro do intervalo de seis meses para receber a dose de reforço.
A vacina de reforço é recomendada pelo Ministério da Saúde a idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e imunossuprimidos, que incluem, por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV e transplantados.
O mutirão do fim de semana contemplou mais de 70 mil pessoas em dois dias de campanha com 100 postos de imunização em Manaus.
Além da terceira dose de reforço, também eram aplicadas primeira e segunda dose. A novidade foi o governo ter retomado a vacinação de adolescentes.
Nesta segunda-feira, trinta e nove pontos de vacinação distribuídos por Manaus estarão disponíveis para a imunização contra a Covid-19. Os locais estarão atendendo com primeira e segunda dose e a dose de reforço.
A capital conta com 85% da população vacinável já com a primeira dose e 45% desse público com o esquema vacinal completo. Ouça:
Reportagem:
Foto: Reprodução