Siga nossas redes sociais

Supermercados e postos de combustíveis podem voltar a funcionar 24 horas em nova flexibilização de atividades no AM

por Clara Toledo Serafini

Decreto viabiliza funcionamento de estabelecimentos até 24h

Os supermercados, postos de combustível e lojas de conveniência podem voltar a funcionar 24 horas a partir de quinta-feira no Amazonas. As mudanças estão no novo decreto governamental com medidas relacionadas à Covid-19, anunciado nesta quarta-feira pelo governador Wilson Lima.

O governador Wilson Lima anunciou atualizações no decreto com medidas relacionadas à Covid-19, que passam a valer a partir desta quinta-feira (23).

As mudanças aprovadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento incluem a permissão de eventos com ocupação de 75% do espaço, até o limite de 500 pessoas, e o funcionamento 24 horas de supermercados, postos de combustível e lojas de conveniência.

As alterações foram apresentadas e debatidas com representantes dos demais poderes e órgãos de controle do estado, em reunião virtual no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), zona centro-sul de Manaus. As medidas levaram em consideração a redução nos indicadores da Covid-19 no Amazonas.

“Amanhã a gente tem um novo decreto em vigor que a gente fez ajustes, dentre eles o aumento da ocupação para realização de eventos, que passou a 75% nos espaços onde serão realizados, limitado a até 500 pessoas, sem pista de dança. E tem que apresentar o cartão de vacinação com pelo menos a primeira dose, e se tiver já próximo de tomar a segunda dose, também ter a comprovação da segunda dose”, destacou o governador.

Confira como funcionarão os estabelecimentos:

Conforme definição do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, a quantidade de músicos em eventos está condicionada ao cumprimento de normas sanitárias, como distância de um metro e meio entre os integrantes do grupo, e também à comprovação de vacinação.

Em relação aos supermercados, a abertura está permitida por 24h, mas permanece o limite de 50% de capacidade e a manutenção dos protocolos de segurança: uso de máscaras, aferição de temperatura nas entradas e álcool em gel para os clientes. Os postos de combustível e lojas de conveniências também podem funcionar 24h, mas não está autorizado o consumo de produtos nos locais.

Indicadores – Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), os números relacionados a novos casos, hospitalizações e óbitos por Covid-19 no Amazonas seguem em ritmo de queda. Ao realizar um comparativo do período de 1º e 20 de setembro dos anos de 2020 e 2021, a redução no número de casos da doença chega a 84%.

Em hospitalizações, a diminuição registrada foi de 93%, na comparação entre os dias 1º a 16 de setembro de 2020 e 2021. Em relação a óbitos por Covid-19 a queda foi de 80% na comparação do dia 1º ao dia 18 de setembro dos dois anos.

Da redação com informações da Secom
Foto: Divulgação/Secom

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress